Talvez a maioria de nós ainda não tivesse entendido a importância de ter um valor em dinheiro reservado para algum imprevisto na vida.
Creio que agora todos nós, pessoas físicas e jurídicas, entendemos que precisamos desta reserva para passar por momentos de crise com um pouco mais de tranquilidade.
Espero que esta lição não seja esquecida quando tudo voltar ao “normal”. A reserva de emergência é um valor equivalente a em média 6 meses de sua despesa e deve ficar investida sim mas num investimento de fácil resgate para alguma eventualidade.
Mas o que é emergência? É desemprego, problema de saúde imprevisível que o plano não cobre, crise econômica, pandemia, etc.
Agora sim seria a hora de usar a sua reserva de emergência para se manter enquanto tudo se normalizar. Mas mesmo assim ela não dever ser usada de qq jeito. É o usar o mínimo possível e já planejar a reposição desta reserva o quanto antes.
Os planos não são: está tudo bem, vou ficar “de boa” pq tenho minha reserva e posso gastar! Não!!!! A estratégia é: cortar custos, continuar gerando receita, pensar em renda extra e usar a reserva de emergência se não houver outra alternativa.
Se você não tinha ou não tem uma reserva e agora já sabe a real importância dela já comece a se organizar para fazer uma o quanto antes.
Isto vai facilitar é muito sua vida no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário